quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ottawa!!!!

Chegamos em Ottawa quarta-feira, dia 12 de agosto. Viajamos de trem - via rail - por quase 5 horas, cortando a província de Ontario. A viagem de trem foi ótima, mas quero deixar aqui registrada a minha dificuldade em acertar o vaso sanitário...o vagão balança de verdade - o que não é possível sentir quando se está sentado. Para uma usuária de nível psicomotor razoável (eu normalmente fico meio desorientada em lugares que balançam) foi um challenge acertar aquele alvo! Bem, deixando a pipi part de lado, vamos ao que interessa: Ottawa.
Chegando em Ottawa, já senti a diferença gritante: tudo aqui é em francês e inglês. No primeiro dia da nossa viagem fomos passear no centro da cidade e let me tell you something: pense numa cidade de véio! Tá, tá, gente idosa! gente idosa! Tem muito mais gente idosa aqui do que em Toronto. Realmente, o governo tem que providenciar mais babies para povoar essas terras!
Em Ottawa foi possível ver uma espécie bem rara em Toronto: aqui tem sim canadense! Branco, agalegado, bem no estilo grilled chicken breast - leia-se: cor branco chic parede. Eu não vi muitos indianos aqui, mas em substituição a eles tem os árabes e os africanos. Eu nunca vi tanta mulher árabe junta! Pela primeira vez na vida eu vi uma mulher de burca!!! Sim! Sim! Completamente alençolada (sim porque aquilo é um lençol baby!) no toasting sun de Ottawa! 33 graus e a mulher completamente vestida e revestida ajudando o seu respectivo macho a agrupar coisas na mala do carro. E quando eu passei, trajada com uma sainha básica, tipicamente brasileira, percebi o olhar de desaprovação do macho alfa (ui! Alá me amaldiçoou? Nãaaao...). Enfim, voltando ao meu mini diário de viagem...
Caminhamos bastante no centro e eis que senti falta de uma coisa que em Toronto tinha aos montes: fast food! KFC, Wendy´s, Burguer King, Taco Bell e Mc Donald´s! Repetindo: Mc Donald´s!! Aqui o povo se entope é em restaurante mesmo. Por outro lado, Subway (o fast food) tem em toda esquina! E foi para onde rumamos nesse primeiro dia...Devidamente alimentados, mas não menos cansados fomos visitar o parlamento. Pausa para tomar fôlego:
OOOO PARLAMENTO!
Eis que caminhando por uma cidade que parece com várias outras cidades me aparece uma construção imensa e bemmm pomposa. Era ele, o parlamento! Destoante, no sentido mais do que positivo, estava lá aquela formosura britânica- sim, bem britânica. Construído às margens do Rio Ottawa - Outaouais para os quebecois-, facing a província do Quèbec (do outro lado da ponte é gatineau!), esta coisinha fofa é ponto de parada pra qualquer visitante. Lá nós fizemos uma tour pelo prédio central (tem outros prédios além dele) e pudemos ouvir um pouco da história canadense através da nossa guia super empolgada Emily - ela falava muito rápido e olhando para o nada. Se alguém chegasse no meio do discurso teria dúvidas se tratava-se de uma cega ou se ela falava com seu amiguinho imaginário trepado no teto ou em uma parede do edifício. Após a tour, voltamos para a estação de trem para pegar nossas malas (elas ficaram de castigo para que pudéssemos walk around) e seguimos para casa de Thiago e Rosana - nossos hosts em Gatineau. Aliás, quero deixar aqui registradíssimo o meu obrigadão a esses dois. São pessoas muito legais, receptivas e, acima de tudo, muito bondosas...afinal, nós nos conhecemos pela primeira vez nessa viagem! Não é qualquer um que abre as portas da própria casa para completos estranhos. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Está sendo uma estadia maravilhosa, apesar de sentir falta do amigos Raul e Marcela! Em uma semana eu já me sentia da família! Senti tanta tristeza enquanto secava o colchãozinho de ar...ai ai...=(
Mas vamos lá...
Gatineau! Bem, Gatineau fica do outro lado da ponte. É muito perto se você estiver no downtown - centro - de Ottawa. Pegamos o ônibus e chegamos aqui rapidinho. Tá, tá pareceu uma eternidade porque carregávamos 2 malas, 1 mochila, tínhamos viajado cedo e andado pra cara..mbola lá em Ottawa. O engraçado é que quando se passa da ponte em direção à Gatineau, tudo muda. Dá pra perceber a predominância do francês em relação ao inglês em tudo! O povo fala francês, os anúncios são em francês, o ar é afranceizado! Pense num ar fresco! Brincadeirinha...hehehe. Sem querer desmerecer Toronto (que eu amei de paixão), as casas aqui são bem mais bonitas e a cidade parece ser mais pacata. Em relação aos carros, aqui vi menos carros grandes e, segundo Diogo, há mais motos por aqui. A região onde Thiago e Rosana moram se chama Plateau e é simplesmente divina. As casas são bonitas e, se tomar como referência a casa do thiago, bem amplas. Aqui é perto de um shopping, o que facilita e muito a vida da galera que mora por aqui. Comemos um hot dog bem brazuca - com direito a batata palha e tudo! - e, após o rango, fomos ver um festival de fogos que está acontecendo aqui. O festival acontece toda quarta e sábado às margens de um lago e é bemmm legal. Cada dia é um país diferente e, nessa quarta, vimos o de Portugal. De volta em Gatineau, eu apaguei feito um computador super aquecido. Foi pei puf kapuft! Capotei.
Hoje fomos visitar um bairro em Ottawa chamado Bayshore ou, em outras palavras, lonjurashore. De Gatineau pra lá a gente pegou 2 ônibus! Mas valeu a pena porque é um local bem residencial, perto de um shopping e, pasmem, uma praia!!! Não, não é água salgada, ostra, camarão e amendoim à vontade...é um lago (ou seria rio??), coca e uma areinha meia-boca. Mas, meu friend, esse é o lugar!!! Tem uma ciclovia/pista de cooper bemmmm longa ao longo do pé do rio (ou seria lago?), tem muitas casas ao redor e, segundo Diogo, a água é entrável. No forno que foi hoje Ottawa, eu teria entrado tranquilamente! Ahh outra coisa: tem uma parada de ônibus bem pertinho da praia! Dá pra pegar o CDU/Caxangá/Boa Viagem e vir fazer uma farofa bem gostosa nessa praia de lago (ou seria de rio?). Na viagem de ônibus- tanto ida quanto volta - dá pra perceber que durante o trajeto centro- bayshore há várias possibilidades de moradia. Ah e tem uns 2 shoppings no caminho também, logo é uma região bem legal. Pessoalmente se eu morasse aqui, compraria um carro pois achei as coisas meio afastadas...mas essa sou eu falando. Diogo provavelmente diria algo diferente- olha a mãozinha fechando...hehehe (brincadeirinha). Hoje íamos passear pelas redondezas de Gatineau mas devido ao cansaço decidimos ficar em casa mesmo. Amanhã olharemos as redondezas...
Por fim, dou minhas impressões bem gerais daqui:
Ottawa é definitivamente um lugar onde eu moraria, mas entre Toronto e aqui, eu optaria por Toronto de olhinhos completamente fechados.
Gatineau é bem pacato e meio sem graça mas eu moraria aqui pela proximidade com Ottawa e pelas casas que são bem fofinhas.
O meu francês lê as placas, mal escuta um jornal local e é inexistente para entender um quebecois. Nunca me senti tão estranha na vida. É triste e frustrante ouvir alguém falando francês. Quando cruzo a ponte, sou um alienígena com dislexia e déficit cognitivo. Quando descruzo a ponte, estou em casa.
Sinto falta do metrô!!!!! A coisa mais urbana que papi do céu inventou fazia eu me sentir, somehow, em casa - apesar de, em Recife, meu metrô se chamar "corsa preto" ou, "tadeu", meu carrinho.
Enfim, por hoje é só amiguinhos...estamos fazendo vários vídeos e tirando várias fotos...depois eu passo o link de todos eles no youtube!
C´est comme ça.[Do lado gatineauense da ponte] Good luck for those who need e até amanhã aos que verei.

domingo, 9 de agosto de 2009

Toronting around



Toronto em poucas palavras: multicultural, trânsito louco, razoavelmente fácil de andar...Alguns dizem que aqui é feio, sujo e cheio de indianos. Pessoalmente não achei feio e nem sujo, só não é uma cidade original. Parece bastante com os Estados Unidos e tem tudo que tem do lado de lá das cataratas de Niagara: diversidade, uma vida agitada e muita porcaria pra comer - eu tenho enfiado o pé na jaca com muiiiito gosto!! Em relação aos indianos, realmente não me importo com eles. O que me incomoda bastante é o fato de não entendê-los. Sobra a fluência de uma boca frouxa e falta - e muito- dicção. Enunciate bitch! Enunciate! Aliás, outra galera que se encontra em Toronto é o asiático. Sim, falo em "asiático" porque é impossível saber de que buraco cada um deles saiu: Coréia? China? Japão? E eu sei lá! Em relação aos brazucas, esses eu não vi tantos, o que me impressionou bastante. Todo mundo dizia que aqui tinha brasileiro pra dedeu, mas eu não vi tantos assim não. Sim people, eles existem por aqui, mas numa quantidade razoável - ainda não é uma praga. Uma espécime rara em Toronto é o canadense de raiz. Aqui de fato eles são minoria! E é ai que está a magia da coisa: tem mais imigrante que barata em Toronto e os canadenses não estão nem ai! Assumo que não saberia lidar muito bem com isso se estivesse no lugar deles. São tantas culturas que esse lugar mais parece a encruzilhada do mundo, onde todo mundo tem que passar! Enfim, não é a minha homeland mesmo então pode encher de gente!!! Eu me sinto até mais à vontade nesse meio...adoro ser uma cabeça na multidão!
Como é possível constatar pela foto, hoje fomos para Niagara Falls! Maravilhoso! A viagem foi longa, mas valeu cada minuto porque aquela versão divina de uma Maxi ducha Lorenzetti é o que há de melhor! A gente não fez o passeio de barco, mas foi muy delicioso assim mesmo. O climax do passeio foi ver a ducha em ação e o lowest point foi o estacionamento: 20 doletas!!! Depois dessa eu nunca mais reclamo do estacionamento do Shopping Recife: 4 reais é uma pechincha!!!!
Essa viagem tem sido maravilhosa! Além de todos os passeios e pesquisas que tenho feito, tenho aproveitado também para matar a saudade das guloseimas que comia nos EUA. Eis aqui uma lista dessas maravilhas lipídicas:
Peanut butter Reese´s - meu chocolate favorito!!!
Skittles - meu candy favorito!!!
KFC - meu fast food favorito!!!
Dairy Queen - amoo de paixão!
Cinnamon bun- meu pãozinho doce favorito!!
Recentemente anexei um novo item a minha lista: o hot dog torontense! Muy delicious!
Por enquanto é só...depois falo mais sobre minhas peripécias por essas terras nórdicas!
C'est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

"Oa a carreira da porra que ele vai dar!"

Sim! Chegamos sãos e salvos ao Canadá! Bem, já inicio esse post com a célebre pérola que um passageiro meio acaipirado, que se sentava na poltrona atrás da minha, falou quando o avião decolava de Recife com destino a São Paulo. E foi assim que começou a viagem: na carreira do avião. Aliás, falando em avião, os vôos foram razoavelmente ruins, com especial destaque para: o controle exacerbado das companhias aéreas em relação ao tamanho das nádegas e pernas dos passageiros (leia-se arrocha que entra!) e as milhares zonas festivas celestiais, onde era proibido ficar parado por mais de 20 minutos (as tão famosas "zonas de instabilidade"). Eu praticamente não preguei os olhos! Em Sampa foi tudo muito rápido e, quando menos esperei, lá estava eu encaixada naquele buraco de novo. Mas agora era um buraco mais elaborado, bilíngue! Em cada assento tinha escrito implicitamente:

"Please, nicely squeeze your ass in here"

E, logo abaixo:

" Gentilement emboîtez ses fesses ici, S'il vous plaît"


Enfim, eu passei no teste da bunda flex power mas não passei no teste do sono. Cada solavanco do avião era uma palavra bonita e perfumada que eu proferia baixinho.

Pra encurtar a história: chegamos em Toronto às 5:30, nos encontramos com nossos amies Raul e Marcela, que cordialmente nos emprestaram um pedaço do seu cafofo para nossa estadia de 7 dias. Brigadão gente!!!! Infelizmente eles tiveram que sair logo após nos deixarem na casa deles. Decidimos então seguir sozinhos para o centro a fim de passear mesmo... fomos 2 e voltamos 3: eu, Diogo e nova câmera dele...hehehe. Minhas impressões sobre a cidade? Vou deixar pra responder depois...estou cansada, preciso dá uma repousada.

Depois eu digo...

C'est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei...em Toronto! hehehe