sábado, 27 de fevereiro de 2010

É maio baby! 7 de maio!



Deixando um pouco de lado os problemas, vamos a solução. Falei tanto do problema com a Universidade de Ottawa que acabei por esquecer de postar aqui algo bem mais agradável: a compra das nossas passagens! Sim, compramos! Na semana de carnaval...Ok, faz tempo, my bad! Sorrryyy! O dia do adeus será 7 de maio, uma sexta-feira. Compramos as passagens via American Airlines, o que significa dizer que vamos pelas terras do Tio Sam! E haja útero pra aguentar toda aquela paranóia de segurança, mas vai valer a pena. Saiu a metade da passagem da Air Canada! E isso incluindo as duas malas extras que vamos pagar (na American Airlines a gente só tem direito a 2 malas, cada).

Estou mais excitada que uma zebra lutando para que o pedaço da sua bunda não caia na boquinha nervosa daquele leão faminto. Sou uma criança hiperativa bebendo red bull num dia quente!
"Mamãe, mamãe, mamãe! Eu quero quero quero ir pro Canadá!!! Já, já, já!!"


Para maiores informações, tem o post da Lidiane e do Júnior, autores do blog "Canadá Arretado de Bom":

http://lidiejr.blogspot.com/2009/11/passagem-comprada-e-barata.html

Eles explicam direitinho tudo sobre a compra via AA. Post maravilhoso, vale a pena conferir!

Essa semana (dia 25 de fevereiro) fui acompanhar meus amigos Carol e Luciano no aeroporto. Eles partiram rumo à Ottawa e me deixaram aqui, morrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeenndo de inveja! Eu já disse que estou excitada? Pois eu estou sim!!! E tome hiperatividade! Ui!

Quero desejar a esses amigos, muita sorte e muito sucesso! A viagem deles foi bastante estressante, mas eu sei que vai dar tudo certo no final! Força vizinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enquanto isso, eu fico aqui, me preparando pra sair desse calor insuportável! Do tropical, rumo ao temperado!

C'est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Eu juro que parecia fácil!

Fula da vida! Esse é o sentimento que mais se aproxima do que sinto agora - se é que isso é um sentimento. Estou emputecida, encara&¨$@%%, fudida de ódio...enfim, agora que desabafei, vou contar a história completa. Não, não, deixa eu resumir: a UOttawa continua sem aceitar meu diploma. Hoje, depois de ter enviado dois emails, a querida resolveu me responder. Disse basicamente que tudo está na mesma pois eu não enviei uma carta atestando o reconhecimento da minha universidade. O legal disso tudo é que eu me sinto brincando de "tá quente, tá frio". A criatura não dá uma dentro! Tipo: queremos uma carta, de um órgão ai, dizendo que tua universidade é reconhecida.

Ae hambúrguer! Te vira!

Dai, só orando: "O google é o meu pastor e nada me faltará!"

Já perguntei ao oráculo umas 1000 vezes e não consigo obter a resposta! Consegui algumas dicas legais no grupo do Canada_immigration, as quais eu vou seguir pra ver onde elas me levam. Alguém me disse que aconteceu algo parecido com ela. O que ela fez? Imprimiu uma página do wikipedia falando que a universidade dela era reconhecida e, milagrosamente, funcionou! Eu não boto muita fé não, mas vou procurar alguma informação no google sobre minha universidade. Se colar, colou! Acho praticamente impossível, levando em consideração que a fofura que me escreveu já fala que a carta tem que ter official seal e signature do responsável. Mas ô povo pra gostar de carimbo e selo! Acho que as criancinhas na escola não colecionam figurinhas, mas carimbos!

O ódio mortal que me dá é que fiz toda aquela burocracia em Brasília, pra nada! Gastei dinheiro, envolvi outras pessoas, perdi tempo indo aos cartórios...e porra nenhuma!

(Um momento pra cool down)

Bem, a reflexão que faço é que o Canadá é o país da frescura burocrática. Eu vou me carimbar antes de ir só pra garantir que sou eu mesma. Vou reconhecer a firma do meu corpo porque está Phooodesco. Lembro-me da conversa de ontem que tive ontem com uns amigos, também futuros imigrantes. A gente sai do país e acaba trocando os problemas. Vou ganha um "moio" de coisa, mas perde outra cacetada.

As lições que tenho aprendido com esse processo filho da mère são muitas, mas agora eu vou focar só na de hoje. A dura (no sentido pejorativo meninas!) e amarga frustração. Cada dia mais eu percebo que imigrar é se expor à frustração diariamente. É o apartamento que não pode ser alugado, é o emprego que você não é aceito, é a deliciosa e querida universidade que não aceita o seu diploma. E tome não. Se não fosse pedra, era muita porrada pra pouca cabeça. De fato, eu não estou preparada. Esse evento foi bom como wake up call. Não vai ser fácil. Mas eu juro que parecia assim ser! Eu juntei os documentos, paguei as taxas, enviei tudo em dia, mas mesmo assim ainda falta mais uma coisa. É muito frustrante. E tome porrada nesse kengo moído. Mas eu saio dessa viva e, possivelmente, fortalecida. Pois é como dizem: o que não me mata, me fortalece. Ou pelo menos me emputece de uma maneira galaxial. Sim caros amigos: galaxial! O nível de emputecimento está tão intenso que só inventando uma palavra eu consigo expressar essa coisa que simplesmente não me desce - não, nem com coca!

Como disse: fica a lição. Eu já entro no Canadá com alguns galos na cabeça. Até lá espero conseguir construir um capacete mental pra essas pedras que virão. E haja paciência e tome dorflex no kengo que ferve de raiva...

Ferve....

Ferve...

Ui!

C´est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bye bye, So long, Farewell...(o começo do início)



É carnaval!!!!!!! O meu último, por sinal - não que eu me importe com isso. Estou feliz pois nunca curti muito essa época. Mas não posso negar - como boa pernambucana que sou - que sentirei falta do frevo, maracatu e tantas outras manifestações culturais. Pronto, chega de carnaval. Já passei o recado. Agora vamos ao ponto: em que passo eu me encontro.
Em janeiro eu e Diogo tiramos o visto de trânsito americano. Pra quem não sabe, é aquele que te dá o direito de conhecer os aeroportos americanos - mais especificamente a sala de embarque. Resolvemos ir para o Canadá via terra do titio Obama. Compraremos milhas na American Airlines pois achamos mais em conta. Assim que comprar essas benditas passagens, posto aqui os detalhes da transação. Espero essa semana já está com as bichinhas na mão. Maio será o mês, o dia ainda é um mistério a ser desvendado.
Hoje é dia de labuta na casa da mamãe. Depois de muito sofrimento, suor e treinos, hoje sou praticamente uma depiladora profissa. Hoje vou aprender a não queimar meu couro cabeludo. Sim, eu vou aprender a fazer relaxamento no meu próprio cabelo. É a etapa final para uma vida desprendida- isso para não dizer "para uma vida de liso". Com essa eu fecho o pacote depilação e cabelos e chego ao nível high ultra power super turbo de autonomia. Para minha segurança e dos meus fios, serei supervisionada por uma profissa. Diogo vai filmar o evento a fim de que eu tenha um manual visual da coisa. Hoje Cristina assume, na próxima ela só assiste e eu assumo. Ui!
Eu já falei aqui que abrimos uma conta no HSBC? Positivo, operante. Mas nem tem mais graça colocar aqui como foi porque hoje toda criatura que vai imigrar pro Canadá já colocou os tramites no blog. Vamos inovar! Ficou curioso em saber como é? Deixe da preguiça e faça uma busca no google!
Ainda continuo esperando o resultado da universidade. Reconheci meu diploma pelo ministério das relações exteriores após ter reconhecido todas as assinaturas que tinham no diploma- a traseira do bicho virou um quadro caótico de um pintor esquizofrênico. A embaixada do Canadá reconheceu a firma do tradutor juramentado. Enviei sexta passada a xerox autenticada do diploma e a tradução para a U ottawa. Pena que o DHL não tem o serviço de "esfregar na cara". Eu pagaria mais caro pro carteiro fazer isso. =(
Os tramites em relação ao reconhecimento do diploma e da firma do tradutor são bem rápidos. O phhoddha mesmo é o estresse de ter que enviar tudo pra Brasília. A minha sorte é que a tia de Diogo mora lá. Sim porque pra quem entrega diretamente no balcão do Ministério é 1 dia útil e, pra quem envia pelos correios, é entre 15 e 20 dias. Uau! Isn´t it dandy?? Enfim, já recalquei essa parte.
Estou uma pilha de ansiedade. Apesar dos medos, inseguranças, saudades e outros tantos sentimentos que "sujam nossas calças", ora pleura: eu quero ir embora! A sensação é de estar num carro, com o tanque cheio, a primeira marcha engatada, o sinal aberto e e e e ainda não poder partir. Ai meu saco que eu não tenho! Meanwhile, eu vagabundo. Confesso que, por um lado, isso tem me feito bem. Tenho lido mais e malhado mais. Por outro lado, tenho saído mais, gastado mais, comido mais, assistido mais séries, assistido mais novelas e, ironicamente, dormido menos! Meu sono tem sofrido mudanças esses dias. Vai saber! O corpo humano é uma máquina escrota. Espero dormir melhor, uma vez que comprar o bilhete pra longe daqui. Ah não, acho que vai piorar, pois chego na fase "uta que o ariu, eu estou indo embora".
Como se diz na missa: Oremos!
C´est comme ça! Good luck for those who need (em excesso, pleaase!) e até amanhã aos que verei.