Chegamos em Ottawa quarta-feira, dia 12 de agosto. Viajamos de trem - via rail - por quase 5 horas, cortando a província de Ontario. A viagem de trem foi ótima, mas quero deixar aqui registrada a minha dificuldade em acertar o vaso sanitário...o vagão balança de verdade - o que não é possível sentir quando se está sentado. Para uma usuária de nível psicomotor razoável (eu normalmente fico meio desorientada em lugares que balançam) foi um challenge acertar aquele alvo! Bem, deixando a pipi part de lado, vamos ao que interessa: Ottawa.
Chegando em Ottawa, já senti a diferença gritante: tudo aqui é em francês e inglês. No primeiro dia da nossa viagem fomos passear no centro da cidade e let me tell you something: pense numa cidade de véio! Tá, tá, gente idosa! gente idosa! Tem muito mais gente idosa aqui do que em Toronto. Realmente, o governo tem que providenciar mais babies para povoar essas terras!
Em Ottawa foi possível ver uma espécie bem rara em Toronto: aqui tem sim canadense! Branco, agalegado, bem no estilo grilled chicken breast - leia-se: cor branco chic parede. Eu não vi muitos indianos aqui, mas em substituição a eles tem os árabes e os africanos. Eu nunca vi tanta mulher árabe junta! Pela primeira vez na vida eu vi uma mulher de burca!!! Sim! Sim! Completamente alençolada (sim porque aquilo é um lençol baby!) no toasting sun de Ottawa! 33 graus e a mulher completamente vestida e revestida ajudando o seu respectivo macho a agrupar coisas na mala do carro. E quando eu passei, trajada com uma sainha básica, tipicamente brasileira, percebi o olhar de desaprovação do macho alfa (ui! Alá me amaldiçoou? Nãaaao...). Enfim, voltando ao meu mini diário de viagem...
Caminhamos bastante no centro e eis que senti falta de uma coisa que em Toronto tinha aos montes: fast food! KFC, Wendy´s, Burguer King, Taco Bell e Mc Donald´s! Repetindo: Mc Donald´s!! Aqui o povo se entope é em restaurante mesmo. Por outro lado, Subway (o fast food) tem em toda esquina! E foi para onde rumamos nesse primeiro dia...Devidamente alimentados, mas não menos cansados fomos visitar o parlamento. Pausa para tomar fôlego:
OOOO PARLAMENTO!
Eis que caminhando por uma cidade que parece com várias outras cidades me aparece uma construção imensa e bemmm pomposa. Era ele, o parlamento! Destoante, no sentido mais do que positivo, estava lá aquela formosura britânica- sim, bem britânica. Construído às margens do Rio Ottawa - Outaouais para os quebecois-, facing a província do Quèbec (do outro lado da ponte é gatineau!), esta coisinha fofa é ponto de parada pra qualquer visitante. Lá nós fizemos uma tour pelo prédio central (tem outros prédios além dele) e pudemos ouvir um pouco da história canadense através da nossa guia super empolgada Emily - ela falava muito rápido e olhando para o nada. Se alguém chegasse no meio do discurso teria dúvidas se tratava-se de uma cega ou se ela falava com seu amiguinho imaginário trepado no teto ou em uma parede do edifício. Após a tour, voltamos para a estação de trem para pegar nossas malas (elas ficaram de castigo para que pudéssemos walk around) e seguimos para casa de Thiago e Rosana - nossos hosts em Gatineau. Aliás, quero deixar aqui registradíssimo o meu obrigadão a esses dois. São pessoas muito legais, receptivas e, acima de tudo, muito bondosas...afinal, nós nos conhecemos pela primeira vez nessa viagem! Não é qualquer um que abre as portas da própria casa para completos estranhos. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Está sendo uma estadia maravilhosa, apesar de sentir falta do amigos Raul e Marcela! Em uma semana eu já me sentia da família! Senti tanta tristeza enquanto secava o colchãozinho de ar...ai ai...=(
Mas vamos lá...
Gatineau! Bem, Gatineau fica do outro lado da ponte. É muito perto se você estiver no downtown - centro - de Ottawa. Pegamos o ônibus e chegamos aqui rapidinho. Tá, tá pareceu uma eternidade porque carregávamos 2 malas, 1 mochila, tínhamos viajado cedo e andado pra cara..mbola lá em Ottawa. O engraçado é que quando se passa da ponte em direção à Gatineau, tudo muda. Dá pra perceber a predominância do francês em relação ao inglês em tudo! O povo fala francês, os anúncios são em francês, o ar é afranceizado! Pense num ar fresco! Brincadeirinha...hehehe. Sem querer desmerecer Toronto (que eu amei de paixão), as casas aqui são bem mais bonitas e a cidade parece ser mais pacata. Em relação aos carros, aqui vi menos carros grandes e, segundo Diogo, há mais motos por aqui. A região onde Thiago e Rosana moram se chama Plateau e é simplesmente divina. As casas são bonitas e, se tomar como referência a casa do thiago, bem amplas. Aqui é perto de um shopping, o que facilita e muito a vida da galera que mora por aqui. Comemos um hot dog bem brazuca - com direito a batata palha e tudo! - e, após o rango, fomos ver um festival de fogos que está acontecendo aqui. O festival acontece toda quarta e sábado às margens de um lago e é bemmm legal. Cada dia é um país diferente e, nessa quarta, vimos o de Portugal. De volta em Gatineau, eu apaguei feito um computador super aquecido. Foi pei puf kapuft! Capotei.
Hoje fomos visitar um bairro em Ottawa chamado Bayshore ou, em outras palavras, lonjurashore. De Gatineau pra lá a gente pegou 2 ônibus! Mas valeu a pena porque é um local bem residencial, perto de um shopping e, pasmem, uma praia!!! Não, não é água salgada, ostra, camarão e amendoim à vontade...é um lago (ou seria rio??), coca e uma areinha meia-boca. Mas, meu friend, esse é o lugar!!! Tem uma ciclovia/pista de cooper bemmmm longa ao longo do pé do rio (ou seria lago?), tem muitas casas ao redor e, segundo Diogo, a água é entrável. No forno que foi hoje Ottawa, eu teria entrado tranquilamente! Ahh outra coisa: tem uma parada de ônibus bem pertinho da praia! Dá pra pegar o CDU/Caxangá/Boa Viagem e vir fazer uma farofa bem gostosa nessa praia de lago (ou seria de rio?). Na viagem de ônibus- tanto ida quanto volta - dá pra perceber que durante o trajeto centro- bayshore há várias possibilidades de moradia. Ah e tem uns 2 shoppings no caminho também, logo é uma região bem legal. Pessoalmente se eu morasse aqui, compraria um carro pois achei as coisas meio afastadas...mas essa sou eu falando. Diogo provavelmente diria algo diferente- olha a mãozinha fechando...hehehe (brincadeirinha). Hoje íamos passear pelas redondezas de Gatineau mas devido ao cansaço decidimos ficar em casa mesmo. Amanhã olharemos as redondezas...
Por fim, dou minhas impressões bem gerais daqui:
Ottawa é definitivamente um lugar onde eu moraria, mas entre Toronto e aqui, eu optaria por Toronto de olhinhos completamente fechados.
Gatineau é bem pacato e meio sem graça mas eu moraria aqui pela proximidade com Ottawa e pelas casas que são bem fofinhas.
O meu francês lê as placas, mal escuta um jornal local e é inexistente para entender um quebecois. Nunca me senti tão estranha na vida. É triste e frustrante ouvir alguém falando francês. Quando cruzo a ponte, sou um alienígena com dislexia e déficit cognitivo. Quando descruzo a ponte, estou em casa.
Sinto falta do metrô!!!!! A coisa mais urbana que papi do céu inventou fazia eu me sentir, somehow, em casa - apesar de, em Recife, meu metrô se chamar "corsa preto" ou, "tadeu", meu carrinho.
Enfim, por hoje é só amiguinhos...estamos fazendo vários vídeos e tirando várias fotos...depois eu passo o link de todos eles no youtube!
C´est comme ça.[Do lado gatineauense da ponte] Good luck for those who need e até amanhã aos que verei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário