sexta-feira, 28 de maio de 2010

O meu apê é...

Hello people! (como diria uma grande amiga minha)

Após um certo período de ostracismo, eis que volto aqui pra falar do que tem sido esses últimos dias nessa cidade grande. A grande novidade é o nosso apartamento novo! Ok, deixa eu refazer essa frase: A grande novidade é o nosso velho novo apartamento. Até porque ele não é tão novo assim...E já que eu fiz referência a ele, por que não falar sobre essa mais nova maravilha da natureza? Vou retornar as minhas origens mais arcaicas e fazer uma pequena redação, aos moldes "mamãe, estou me alfabetizando", sobre o meu apê:


O meu apê
(por mim mesma)

O meu apê é lindo, grande e colorido. Nele moram eu e Diogo e alguns pequenos insetos que achei dentro do closet. Somos uma família feliz, apesar da minha ânsia diabólica em matar meus vizinhos de closet toda vez que encontro um deles. O meu quarto é o mais normal: branco. Nomeei o meu apê de skittles, pois como eles, meu lar tem todas as cores do arco-íris. Quando se entra no meu apê a primeira coisa que se percebe é a bonita cor da corredor de entrada: azul claro. A sala é verde, mas só a sala de estar. O outro pedaço da sala - de jantar- é bege. Não é linda minha sala? O meu banheiro é goiaba, lindão! O outro corredor, o que vai pros quartos é azul, como o da entrada. Sabe como é né, pra identificar que é um corredor. Como eu disse, o meu quarto é o lugar mais normal do meu apê. Isso graças ao meu pedido humilde pra antiga moradora. Antes ele tinha uma parede pintada de rosa choque. Era muito feio antes, agora melhorou e eu fiquei muito feliz. Pra fechar, tem o outro quarto que é lilás. É lá onde a minha mamãe irá residir quando vier para Toronto. Dai você me pergunta: por que ele é assim alice? Dai eu respondo: ué porque sim. Morra de inveja, você não tem um arco-íris em casa. Não é lindo o meu apê?

Fim

Agora voltando para o mundo adulto dos fatos. Sim meus caros, o apê é muy colorido. A antiga moradora nos disse que achava todos os apartamentos no Canadá muito iguais. Todos eram bege ou branco e isso a incomodava. Dai ela decidiu dá uma levantada no apê dela e eis que tudo ficou assim. Tirando a parede rosa choque convulsivo, eu adorei tudo. O fato da sala ser pra dois ambientes é bem enfatizado por ela ter duas cores e eu adoro o fato dos corredores serem azuis. Enfim, esse apartamento era pra ser nosso. Comparado ao meu kinder ovo, o meu skittles é um palacete. Tem até varanda!!! Janelão com vista totalmente privilegiada para o metrô! Ok, Diogo não dorme bem já faz uns dias, mas eu sei que em algum momento ele vai se adaptar a esse barulho. O apê fica entre duas estações: a Eglinton West e a Glencairn. Estou muito bem provida de transporte por aqui. Aqui é perto de um parque, tem um supermercado pra gente rica na esquina (Sobey´s) e umas lojinhas de conveniência por perto. Duas estações pra cima (norte) é um shopping meia boca e 3 estações pra cima é o Yorkdale mall - pra mim, "O" shopping de Toronto. Em relação a minha localização etno-geográfica, estamos num bairro jamaicano. Tem tanto negro aqui que eu me sinto em família. É muito bro e muita sister! Em segundo lugar tem a população do leste europeu. Acho que todos eles moram nesse prédio. Às vezes eles se encontram no elevador. Dai é mais ou menos assim, como eu vou tentar ilustrar. Pra facilitar a visualização da cena, vou colocar aqui a legenda:

A: alguém de cujo país é longe pra cacete.
B: idem
O: observadora boiante: eu.

A: aghiuergernhiuehgkejnge
B:oiehjroijihotjohjtiohjoiyhioj
O:huh!?

A:ergktnhhjrknhjknvbknkjg
B:ththgkgnkhnkjbnkjsndfjkn
O: huh!?

A:khtknkgbn,gnbgnkjgnbkjg
B:kgnhjtihojtiohnmthnhnkn
O: huh!?

(fim da cena: eles se vão e eu fico me perguntando se alguém foi ofendido ali).

Acho que até eu começar a mostrar a minha tag nas costas que indica minha procedência, pensarão que eu também vim da jamaica.

Mas deixa eu falar um pouco mais sobre essa maravilha de apê.

Moramos no 12o andar, o que é muitoooo bom e muiiitoooo ruim. É muiiiito bom porque a vista aqui é uma coisa colossal! Do nosso quarto eu consigo ver a CN tower! É muuiiitooo ruim quando se divide o elevador com outros vários moradores. O elevador aqui é uma criança hiperativa: não pára, não pára, não pára não. O prédio tem 19 andares e 8 apartamentos por andar. Dai você faça as contas...

O prédio tem uma piscina, mas no momento ela está mais seca que o extremo sertão nordestino. Estou louca pra saber quando vão enchê-la, mas só por curiosidade pois um profissional de arquitetura muito competente acertou de mandar construir a piscina na sombra! Logo, só entro na danada se tiver tomando uma com o satanás. Vai ter que tá infernal e, pra o clima ficar infernal pra uma nordestina...ihhhh, meio improvável. Fora que tem mais criança aqui que daycare. Aquela piscina no verão vai estar mais disputada que água de coco no deserto.

Enfim, acho que meu apê já foi muito bem apresentado, né!?

Ainda não tirei fotos pela preguiça mesmo, mas prometo que assim que ela passar e eu parar de resolver coisas, eu tiro. Ou seja, sejam pacientes!!!!! hehehe.

Em relação a mobília, digamos que a decoração do apartamento esteja por enquanto num modo minimalista. Não por opção, claro, mas por pobreza mesmo. Temos 1 sofá, 1 cadeira na sala. 1 desk (escrivaninha) e uma cama box no nosso quarto. 1 cama box de solteiro no outro quarto.

Ainda planejamos comprar uma tv e um móvel com gavetas pro quarto, mas ainda vai ficar faltando muiiiita coisa. Olhando pelo lado cheio do copo (ou: esquecendo um pouco a situação de pobreza atual), isso nos motiva a procurar emprego!

É isso crianças. Hoje fui na COSTI (uma organização que ajuda imigrantes) me inscrever pra um workshop sobre "como fazer currículos e cover letters" (tipo uma carta de apresentação que normalmente se faz aqui quando a gente se candidata à vaga de emprego). Foi bem legal. Conversei com uma job consultant e isso me deu um fôlego maior pra começar a minha procura por emprego. Semana que vem vou ao tal workshop e, assim, iniciarei minha job search.

Só pra não perder o post, vou falar rapidamente sobre minhas impressões sobre a cidade:

Toronto é grande, absolutamente cheia e plural e é isso que eu amo sobre a cidade. Hoje não consigo me ver em nenhum outro lugar que não aqui. Adoro a atmosfera da cidade e das pessoas também. Tem gente que passa e nem olha pra vc, tem gente que passa e diz "hi", tem gente que passa falando sozinho (desses, é melhor passar longe). Tem gente de burca, de pano na cabeça, gente com aquele "terceiro olho" na testa, gente com shortinho beira sul e muita gente que fez do desodorante seu inimigo particular (ecaaaaaaaa). Mas também tem muita gente cheirosa! Aqui tem um trânsito caótico que eu morro de medo, mas que me fascina. Tento entender a lógica de certas manobras, mas ainda não me entra na cabeça. Dá muito medo. A comida aqui não é como dizem - ruim. Se alguém reclama é porque ainda não analisou de verdade. Supermercado tem comida pra todos os gostos e bolsos! Só cuidado com a escolha do supermercado, porque comida aqui pode ser um negócio bem caro. Eu me viro bem com meu inglês aqui. Não tenho dificuldades em ser compreendida e nem em compreender. Tenho dificuldade em entender certos imigrantes devido ao sotaque, mas nada do outro mundo.

Eu me sinto muito à vontade aqui, muito mais que no Brasil. Cada um se veste como quer e pode e ninguém está nem ai pra ninguém. Pra chamar a atenção aqui só matando alguém! hahaha. Adoro isso. Adoro o fato das pessoas serem fechadas porque eu também sou assim. Enfim, tudo isso pra dizer que estou no lugar certo.

É isso.

C'est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei.

8 comentários:

Camila disse...

Ele é colorido porque morava um gay lá antes que quis colocar todas as cores da bandeira na parede! =P
É Li, parece que estas no lugar certo. Lembro-me da tua temporada em NY que tu falavas de como a cidade era maravilhosa, justamente por essas coisas que tu falas aí. Boa sorte crianças.

disse...

Oi que bom temos uma lugar no arco-íris para ficar!!! ehhhh! Vocês vão ver como o tempo irá voar e naqueles dias que estiverem de saco cheio, liguem para a gente... é sempre bom falar com os amigos e desabafar! (guarde bem a dica, hehehe) Agora as coisas estão começando a entrar nos eixos, mas ainda temos uma longa estrada para percorrer...o que eu mais gosto é de andar pela rua sem medo! isso não tem preço! Bjos e fiquem bem!

Unknown disse...

Ola' vcs,
Li o seu blog umas 2 vezes. E' muito hilario.
Ja' estamos no Canada' ha' 8 anos e o seu blog e' o + bem humorado... disparado.
Moramos (Rodrigo e Luciana) em Ottawa e queremos saber pq desistiram daki. Nada contra Toronto, logico.
Boa sorte pra vcs. Tudo de bom.
Rodrigo
-> contato: rodrigocanada@yahoo.ca

Sávio & Natália disse...

Alice e Diogo, tudo bem com vcs???
brincar de atualizar isso aqui né?? botar as novidades,
colocar umas fotinhas e tal!

olha, estamos na fase de procurar vôos, será que vcs pode nos ajudar?! como foi que vcs compraram? compraram milhas? explica isso bem direitinho pra gente.. manda ou pro email de Natália ou pro meu galllisa@gmail.com

Skype: saviogallisa
MSN: luiz_savio@hotmail.com

Abraços, tudo de bom pra vcs

Sávio & Natália disse...

Alice e Diogo, tudo bem com vcs???
brincar de atualizar isso aqui né?? botar as novidades,
colocar umas fotinhas e tal!

olha, estamos na fase de procurar vôos, será que vcs pode nos ajudar?! como foi que vcs compraram? compraram milhas? explica isso bem direitinho pra gente.. manda ou pro email de Natália ou pro meu galllisa@gmail.com

Skype: saviogallisa
MSN: luiz_savio@hotmail.com

Abraços, tudo de bom pra vcs

Rossana disse...

Ahhhh agora já tem TV e coffee table e side table... tudo carregada na cabeçaaaa hahahahahaha O AP de vcs é um mimoooo lilice!!

E mais uma vez eu digo, vc deveria ter continuado na facul de jornalismo!! ADOOOOOOOOOOOOOOORO teus textos...

Qual é a boa do fim de semana??

Moisés Benigno disse...

Olá Alicinha e Diogo,
Preciso que vocês me enviem por e-mail o endereço físico de sua residência em Toronto.

Obrigadão :)

Grande abraço,

Tania Vianna disse...

Olha, ainda estou com dor de barriga de tanto rir da sua descrição do apt, amei seu modo de narrar suas fantasticas aventuras. Afinal, já deu pra sacar q vc é daquelas pessoas abençadas, que transformam limão numa fantástica limonada, bem docinha,..Obrigada pelos momentos de descontraçào que senti durante a leitura do blog. Eu e minha família estamos iniciando o processo de imigração por Québec. Temos momentos de muitas dúvidas, incertezas, mas queremos muito que este projeto de vida de certo e seja bom pra nossa família.
Desejo tudo de maravilhoso p'vc e os seus.
sagacanadense@blogger.com
Tania