segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Eu juro que parecia fácil!

Fula da vida! Esse é o sentimento que mais se aproxima do que sinto agora - se é que isso é um sentimento. Estou emputecida, encara&¨$@%%, fudida de ódio...enfim, agora que desabafei, vou contar a história completa. Não, não, deixa eu resumir: a UOttawa continua sem aceitar meu diploma. Hoje, depois de ter enviado dois emails, a querida resolveu me responder. Disse basicamente que tudo está na mesma pois eu não enviei uma carta atestando o reconhecimento da minha universidade. O legal disso tudo é que eu me sinto brincando de "tá quente, tá frio". A criatura não dá uma dentro! Tipo: queremos uma carta, de um órgão ai, dizendo que tua universidade é reconhecida.

Ae hambúrguer! Te vira!

Dai, só orando: "O google é o meu pastor e nada me faltará!"

Já perguntei ao oráculo umas 1000 vezes e não consigo obter a resposta! Consegui algumas dicas legais no grupo do Canada_immigration, as quais eu vou seguir pra ver onde elas me levam. Alguém me disse que aconteceu algo parecido com ela. O que ela fez? Imprimiu uma página do wikipedia falando que a universidade dela era reconhecida e, milagrosamente, funcionou! Eu não boto muita fé não, mas vou procurar alguma informação no google sobre minha universidade. Se colar, colou! Acho praticamente impossível, levando em consideração que a fofura que me escreveu já fala que a carta tem que ter official seal e signature do responsável. Mas ô povo pra gostar de carimbo e selo! Acho que as criancinhas na escola não colecionam figurinhas, mas carimbos!

O ódio mortal que me dá é que fiz toda aquela burocracia em Brasília, pra nada! Gastei dinheiro, envolvi outras pessoas, perdi tempo indo aos cartórios...e porra nenhuma!

(Um momento pra cool down)

Bem, a reflexão que faço é que o Canadá é o país da frescura burocrática. Eu vou me carimbar antes de ir só pra garantir que sou eu mesma. Vou reconhecer a firma do meu corpo porque está Phooodesco. Lembro-me da conversa de ontem que tive ontem com uns amigos, também futuros imigrantes. A gente sai do país e acaba trocando os problemas. Vou ganha um "moio" de coisa, mas perde outra cacetada.

As lições que tenho aprendido com esse processo filho da mère são muitas, mas agora eu vou focar só na de hoje. A dura (no sentido pejorativo meninas!) e amarga frustração. Cada dia mais eu percebo que imigrar é se expor à frustração diariamente. É o apartamento que não pode ser alugado, é o emprego que você não é aceito, é a deliciosa e querida universidade que não aceita o seu diploma. E tome não. Se não fosse pedra, era muita porrada pra pouca cabeça. De fato, eu não estou preparada. Esse evento foi bom como wake up call. Não vai ser fácil. Mas eu juro que parecia assim ser! Eu juntei os documentos, paguei as taxas, enviei tudo em dia, mas mesmo assim ainda falta mais uma coisa. É muito frustrante. E tome porrada nesse kengo moído. Mas eu saio dessa viva e, possivelmente, fortalecida. Pois é como dizem: o que não me mata, me fortalece. Ou pelo menos me emputece de uma maneira galaxial. Sim caros amigos: galaxial! O nível de emputecimento está tão intenso que só inventando uma palavra eu consigo expressar essa coisa que simplesmente não me desce - não, nem com coca!

Como disse: fica a lição. Eu já entro no Canadá com alguns galos na cabeça. Até lá espero conseguir construir um capacete mental pra essas pedras que virão. E haja paciência e tome dorflex no kengo que ferve de raiva...

Ferve....

Ferve...

Ui!

C´est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei!

4 comentários:

!Lá Vamos Nós! disse...

Provavelmente estão fazendo isso contigo porque em alguns países vendem um kit imigração com diploma e tudo mais, mas o Brasil não é desses. Será q um consulado canadense poderia reconhecer?
Aqui tem uma certa burocracia, não precisamos de fotos nem xerox, mas se vc for fazer uma transferência em um caixa de banco o caixa vai tirar o dinheiro da gaveta contar e colocar de volta, fez o saque e depositou.

Rafaella Malta disse...

Oi Alice,
é Rafa de Caruaru, eu não lembro de ter perguntado a vocês se já alugaram um ap por lá?
Estava dando uma olhada no Kijiji e vi essa oferta de alugel: http://ottawa.kijiji.ca/c-immobilier-appartements-a-louer-4-1-2-LIBRE-2-Chambres-De-Luxe-Dans-Un-Duplex-a-Aylmer-W0QQAdIdZ176890172#
Uma casinha legal, com um precinho e é perto de ottawa pelo menos no mapa (kkkkk)

Mariana disse...

Olá Alice, meu nome é Mariana e eu descobri seu blog em um link de um outro blog rsrs. Olha, como dizia uma amigo meu "não é fácil, mas também não é difícil" rsrs.

Aqui no Canadá a maioria das universidades pedem a validação do diploma, das matérias cursadas em universidades fora do Canadá. Não perca tempo... Entre e contato com uma dessas empresas que validam os cursos. Uma das mais conhecidas é a WES (http://www.wes.org/ca/ ) Você pode fazer direto do Brasil mesmo. É só scanear e enviar a documentação que eles pedem por e-mail. E depois, se eu não me engano eles enviam uma cópia pra você e uma outra cópia para a Universidade.

Se você procurar no yahoo group no grupo de imigração tem algumas pessoas que fizeram isso (infelizmente não lembro os nomes...).

Mas como eu salientei anteriormente, não perca tempo! Imigrar não é fácil e exige uma atitude pró-ativa e positiva frente aos desafios que nos são impostos.

Desejo tudo de bom e boa sorte na jornada de vocês!!!

Mariana

marianaoz@yahoo.ca

disse...

Como diz a música...

"Welcome to the jungle
We got fun and games
We got everything you want
Honey we know the names
We are the people that can find
Whatever you may need
If you got the money, honey
We got your disease

In the jungle
Welcome to the Jungle
Watch it bring it to your
knees, knees
I wanna watch you bleed"

Agora você entende a nossa encrenca, né?? use a sua imaginação e não tente ser a Virgem Maria...

E...
"Don't worry about a thing,
'Cause every little thing is gonna be alright."

Beijinhos