domingo, 4 de outubro de 2009

As cidades do Canadá

Here I go again!!

Após um longo período de silêncio, eis que retorno. Muita coisa já aconteceu: a viagem ao Canadá acabou, a rotina se reestabeleceu e sim, nós já escolhemos nossa hometown. Coincidentemente minha última postagem foi sobre ela: Ottawa!

Bem, antes de falar especificamente sobre nossa escolha, sinto-me na "obrigação" de falar mais um pouco sobre o resto da nossa viagem. Não, ela não acabou em Ottawa! Visitamos Ville du Quèbec, Montréal e Vancouver.

Ville du Quèbec

Sim, os franceses pisaram no Canadá! A cidade do Quèbec é a prova viva disso. Está na sua arquitetura, nas suas ruelas estreitas do centro histórico, na boca do povo! Fora o português, que foi o idioma predominante no final de semana que passamos lá, só ouvi francês! De fato, para habitar aquelas terras tem que falar francês- o que eu tenho abominado desde que voltei da viagem. É uma cidade charmosa, pequena mas com uma estrutura excelente! Pessoalmente a cidade não amoleceu meu coração anglofônico, mas é bem fofa. Lá ficamos na casa da família Jo - Márcio, Fernanda e a pequena Ágata-, os quais nos hospedaram por 3 dias. Adorei conhecê-los e sou muito grata pelos conselhos, favores e a imensa receptividade dessa família. Espero ainda voltar lá para visitá-los de novo.
Lá tem uma boa comunidade de brazucas! Foi churra no sábado e no domingo praia - sim, sim aquela praia canadense...o rio...a água "gostosa"...Foi ótimo porque isso nos possibilitou conversar com outros imigrantes e ter um conhecimento sobre a história de cada um (as dificuldades e as vantagens da imigração). Foi um final de semana de muitas conversas, carne e cerveja. hehehe


Montreal

De todos os lugares que estivemos, lá foi o único onde nos hospedamos num hotel (um apart hotel para ser mais específica). Foram 8 dias de muito metrô e muitas andadas por baixo da terra. Putz, aquela cidade subterrânea é o que há de melhor! Claro que por estarmos no verão, não deu pra sentir tanta diferença, mas quem vive por lá diz que é muito vantajoso. Eu me senti uma rata, caminhando pelos canos mas adorei! hehehe. A cidade em si eu achei feinha e cheia de mendigos. Por vezes eu me senti em Recife! Tinha até limpador de pára-brisas! hehehe. É uma cidade do porte de Toronto, em termos de estrutura e multiculturalidade, mas excuse-me ai: Toronto é bem melhor. Diferente de Quèbec, Montreal é bem bilíngue. Eu não tive problema em em comunicar. Foi lá onde testei mais o meu francês e, graças ao meu bom papi do heaven, até me sai bem. O destaque da cidade para mim foi o metrô que corta a cidade toda e te leva até a baixada da égua (Laval, Longueil...). Lá nos encontramos com Rogério, o qual nos deu dicas bem valiosas sobre Montreal e arredores. Diogo adorou a cidade, mas eu não cai de amores. Fazendo uma analogia para melhor explicar o meu sentimento em relação a Montreal, eis que digo: Se Montreal fosse um homem e eu estivesse solteira, pediria que ele me apresentasse o amigo dele: Toronto.

Vancouver

Linda, linda, linda, linda, linda mas longe, longe, longe, longe. Diogo achou que a atmosfera da cidade lembra o Rio de Janeiro, mas eu tentei não pensar nisso para manter o meu conceito favorável da cidade. A única coisa feia que vimos em Vancouver foi a Hastings que é uma rua onde - em determinado trecho dela - há uma grande concentração de drogados. De fato, a sensação é de fazer parte de um filme. Uma versão mais precária de "Christiane F: Drogada e prostituída". Uma verdadeira micareta da dependência química, mas sem o típico agarra-agarra patético. Sim porque canadense que é canadense nem quando se droga se toca. Sabe como é né, é ofensivo...É cada um na sua. A razão para essa aglomeração de dependentes é a distribuição de seringas e drogas. Alguém me disse que o governo providencia a droga como medida de redução da criminalidade - pelo menos foi o que me disseram. Se a moda pegasse por aqui, o LAFEPE ia ter que virar laboratório de coca e derivados.
Bem, mas vamos a minha impressão da cidade: Além dos atributos estéticos, a atmosfera da cidade é bem mais calma se comparada a de Toronto e Montreal. É bom lembrar que Vancouver é uma das maiores cidades do Canadá. Tem metrô, um centro bem moderno, vários shoppings e muita gente. Aliás, falando nesse assunto - gente-, a cidade é lotada de chineses! Em algum momento eu acho que a China vai dominar aquele lugar! No aeroporto, tudo está escrito em inglês, francês e mandarim! Ui!
Vancouver foi a única cidade em que eu e Diogo gostamos. Foi o segundo caso de em que eu e Diogo concordamos: sim moraríamos lá facilmente. O primeiro caso foi a cidade do Quèbec: não, não moraríamos lá. E por que não optamos por morar em Vancouver? As variáveis são várias...vai desde o preço de um imóvel para comprar - pensamento a longo prazo - ao fato da cidade ser meio que isolada dos grandes centros. Enfim, cada um tem seus motivos para escolher onde morar.

De maneira geral, o Canadá todo é maravilhoso, não importa onde se escolha estabelecer residência. Pelos relatos que ouvimos nessa viagem foi possível enteder que o sucesso ou o fracasso na adaptação depende muito de cada um. Claro que existem algumas cidades que favorecem mais do que outras, porém isso depende do que se busca. Por exemplo, se você tem mais facilidade com o francês, começar num lugar francofônico é bem melhor.

Como disse no início do post, escolhemos Ottawa. Trata-se de uma decisão que levou em consideração nosso perfil. Talvez ela não sirva para outros, mas isso não faz dela melhor ou pior. Eu não posso negar que ainda prefiro Toronto (meu gosto pessoal), mas não é só isso que está em jogo nesse nosso projeto de imigração. Talvez ainda nos mudemos para Toronto em algum futuro próximo ou longíquo...só sabemos que, por enquanto, nossa morada será Ottawa. E seja lá o que tiver de ser!

C´est comme ça. Good luck for those who need e até amanhã aos que verei.

2 comentários:

Carol disse...

Oba!! Continuo muito feliz com essa escolha. Vamos povoar Ottawa! BJs:)

Johnny disse...

Ottawa sempre me lembra as partidas de War! =) Bj!